iFi-Audio iLink/iUSB/Gemini

“Neste artigo vamos debruçar-nos sobre três dispositivos da iFi Audio destinados à reprodução digital via ligação USB. Esta ligação tem vindo a impor-se de forma universal, não apenas nas aplicações informáticas mas também no mundo do áudio, sendo de longe a mais utilizada para estabelecer a conexão entre um repositório de ficheiros e o DAC que transforma o fluxo de dados num sinal analógico. (…)

iLink
O iLink é um conversor USB/SPDIF que permite a utilização da saída digital de um PC ou NAS via USB e ligação a um DAC sem
entradas USB mas apenas com as tradicionais SPDIF e ópticas. Contudo, mesmo com DAC’s equipados com entrada USB, e dependendo da qualidade da implementação da interface USB, a utilização de um conversor externo pode revelar-se vantajosa face à ligação directa. (…)

iUSB Power
O iUSB Power é uma fonte de alimentação concebida propositadamente para ligações USB. Ao retirar da habitual ligação USB a componente de transporte de corrente, deixando esta apenas para transporte de sinal, consegue-se uma redução no ruído intrínseco da ligação e, por consequência, uma superior transparência e definição.

Cabo USB Gemini Dual-Headed
O Gemini Dual-Headed é um cabo USB que tem a particularidade de separar fisicamente os condutores que transportam o sinal e a corrente. A geometria especial do Gemini permite-lhe apresentar uma impedância de 90 Ohm, e uma resistência quatro vezes menor do que o exigido pelo protocolo USB. (…)”

1 de Janeiro de 2014

   Leia o Artigo Completo na Revista Áudio e Cinema em Casa Nº. 244   |   Jan/Fev 2014