Bons Streams
O dispositivo mais recente a juntar-se à série NEO da iFi é um streamer/DAC de música que oferece versatilidade e desempenho líderes na sua classe.
O streaming digital é agora o principal método pelo qual se consome música, seja a partir de serviços online ou arquivos armazenados localmente. Existem várias maneiras de convidar o streaming de música em rede para a casa de alguém, desde colunas inteligentes equipadas com Wi-Fi que podem custar menos de €50, até sistemas de streaming all-in-one mais caros, até sistemas de vários componentes separados. Assim tal como em formatos físicos como CD e vinil, construir um sistema a partir de componentes separados bem escolhidos – combinando por exemplo um streamer de música com um amplificador e um par de colunas – alcançará a melhor qualidade de som.
O novo NEO Stream da iFi é construído do zero para oferecer versatilidade e desempenho sónico ideais. Ele combina a versão mais recente do excecional motor de streaming de rede da iFi com um estágio DAC soberbamente projetado; combine-o com o amplificador e colunas à sua escolha e ele vai dar-lhe um nível de desempenho de streaming de áudio anteriormente inatingível sem gastar muito mais do que seu preço de €1.299.
O NEO Stream é distintamente diferente de outros streamers de música no mercado, graças ao seu design de limpo e uma variedade de tecnologia proprietária. A maioria dos fabricantes ‘compra’ plataformas de streaming e hardware para incorporar em seus streamers de música; isso significa que há pouco que os distinga em termos de funcionalidades e desempenho. Alguns deixam-no numa abordagem tipo “jardim murado”, limitando-o a uma app de controle específica e/ou equipamentos compatíveis. O NEO Stream remove completamente essas limitações, tanto em termos funcionais como sonoros. É o streamer ideal para amantes de música apaixonados que querem aceder às suas músicas através de uma app de controlo ou plataforma de música à sua escolha, e tiram sempre partido de qualidade de som excecional, sem os preços exorbitantes de outros streamers high-end.
NEO de nome – e por natureza
O NEO Stream é o segundo dispositivo adicionado à série NEO – a gama intermédia da iFi para uso doméstico, posicionada entre a Série ZEN e a PRO. O nome ‘NEO’ foi escolhido porque o primeiro dispositivo da série, o NEO iDSD, apresentava um design totalmente novo e vários recursos novos na sua categoria de produtos. O NEO iDSD – um DAC/Amplificador de auscultadores com conectividade USB, S/PDIF e Bluetooth – permanece atual, mas embora possa ser tentador assumir que o NEO Stream é um NEO iDSD com um módulo de streaming adicionado e o amplificador de auscultadores removido, essa suposição não é correta.
O chassi de mesa do NEO Stream e a caixa de alumínio assemelham-se claramente ao NEO iDSD. Mas, enquanto os seus circuitos se baseiam em designs iFi existentes, a sua arquitetura interna e atributos extra, são diferentes de qualquer outro produto no mercado. Este é um novo tipo de streamer de música, construído por entusiastas apaixonados, expressamente para entusiastas apaixonados.
Arquitetura open source – streaming de áudio libertado
Muitos dispositivos de streaming de áudio bloqueiam os utilizadores numa plataforma específica. Isso não é necessariamente um problema, assumindo que as funcionalidades oferecidas estão em conformidade com os requisitos do utilizador e está satisfeito com a interface. Mas, se quiserem selecionar as suas plataformas e aplicações de streaming preferidas sem restrições, com a capacidade de se adaptarem e evoluírem à medida que os requisitos mudam, um dispositivo com uma arquitetura de código aberto oferece claras vantagens.
A iFi desenvolveu o seu próprio motor de streaming, construído com o propósito de proporcionar flexibilidade e desempenho. A sua natureza de código aberto, construída sobre um poderoso processador ARM Cortex e um sistema operativo baseado em Linux, permite-lhe evoluir ao longo do tempo, garantindo também que os utilizadores não estão bloqueados numa plataforma específica. Escolha a forma como pretende o seu streaming, selecione a sua app favorita ou plataforma de streaming, e tenha a certeza de que a música será entregue com a máxima qualidade de som possível, conforme a configuração do seu sistema.
Crucialmente, o motor de streaming da iFi foi projetado do zero para o único propósito de streaming de áudio de alta qualidade. O hardware foi construído para oferecer a melhor qualidade de som possível, trabalhando em harmonia com o desenvolvimento de software interno da iFi. Desde os controladores do dispositivo, até ao núcleo (o coração do sistema operativo), ao invólucro (que interage com o núcleo), às aplicações e à interface do utilizador, tudo está totalmente otimizado para um funcionamento perfeito e um excelente desempenho sónico.
O firmware no coração deste motor de streaming feito à medida foi utilizado pela primeira vez no ZEN Stream – um ‘streamer transporte’ que foi lançado em 2021 – e tem evoluído significativamente desde então. Os utilizadores do ZEN Stream já beneficiaram de atualizações para melhorar o desempenho e a funcionalidade; o NEO Stream combina a versão mais recente deste firmware com hardware melhorado para trazer algo verdadeiramente especial.
Som soberbo, independentemente de como faz o seu stream
Existem várias formas do NEO Stream interagir com serviços de streaming online ou música armazenada na sua rede local, e graças à arquitetura de código aberto do NEO Stream, estas irão expandir-se ao longo do tempo. Estas são algumas das opções fornecidas no lançamento:
- Roon Ready
A plataforma Roon tornou-se no maior padrão para a gestão e streaming de música digital de alta qualidade, graças a uma grande interface, forte e flexível e som de alta qualidade. O NEO Stream tem certificação Roon Ready, o que significa que está pronto para encaixar diretamente num ambiente de áudio Roon e trabalhar perfeitamente com o software Roon. - DLNA/UPnP
Qualquer aplicação de streaming compatível com DLNA/UPnP (por exemplo: BubbleUPnP, mconnect, Audirvana e muitas mais) pode ser usada para controlar o NEO Stream e aceder a conteúdos de áudio de serviços online e dispositivos de armazenamento de rede com certificação DLNA. - Integrated Tidal Connect and Spotify Connect
Os utilizadores destes serviços de música online extremamente populares podem fazer streaming de música diretamente das aplicações Tidal e Spotify – sem esforço, simples e eficaz. - Apple AirPlay
O Airplay integrado garante streaming fácil a partir de dispositivos Apple. - Funcionamento NAA
O NEO Stream pode funcionar como um NAA (Network Audio Adapter) em conjunto com o software HQPlayer Sygnalist – favorecido por muitos entusiastas de streaming de música sérios. Isto significa que pode direcionar pacotes de dados áudio recebidos através do cabo Wi-Fi ou Ethernet diretamente para o DAC ligado sem aplicar o processamento.
O NEO Stream pode funcionar como um NAA (Network Audio Adapter) em conjunto com o software HQPlayer Sygnalist – favorito de muitos sérios entusiastas de streaming de música. Isto significa que pode direcionar pacotes de dados de áudio recebidos através do cabo Wi-Fi ou Ethernet diretamente para o DAC sem lhe aplicar qualquer processamento.
Streaming a partir de armazenamento local com a app Stream-iFi
A app ‘Stream-iFi’ da iFi é uma ferramenta simples para ajudar na configuração inicial do NEO Stream e iniciar o streaming de dispositivos de armazenamento local – uma unidade NAS, por exemplo.
Áudio digital de ultra-resolução
O NEO Stream pode ser utilizado de duas formas: ligado a um amplificador e colunas através do estágio DAC incorporado e saídas analógicas, ou ligar uma das saídas digitais disponíveis a um DAC externo. Neste último modo, o NEO Stream funciona como um “streamer transporte” ou “ponte de rede”, como o FLUXO ZEN, mas com um nível mais elevado de desempenho de “ultra-resolução”.
Quer o DAC incorporado esteja ou não ativado, o suporte áudio de alta resolução do NEO Stream é de última geração: dados de PCM a 32-bit/768kHz, todos os níveis de DSD até DSD512 e DXD single e double-speed. Notavelmente, este nível de áudio hi-res não é apenas suportado sobre as entradas de cabo LAN e USB, mas também via Wi-Fi. (é necessário um sinal Wi-Fi de 5GHz estável para PCM de 384kHz, DSD256 e superior.)
MQA – a tecnologia de streaming de alta resolução utilizada pelo nível ‘HiFi Plus’ do Tidal – é amplamente suportada, com descodificação total de ficheiros MQA até 384kHz. Isto significa que o processo de descodificação completo three unfold pode ser realizado internamente, em oposição apenas ao desenrolar final à maneira de um “renderizador” MQA. Quando as saídas digitais são usadas para ligar um DAC externo que suporte MQA, tanto a passagem de MQA como o first unfold são suportados.
Estágio DAC personalizado para som excecional
O andar integral de DAC do NEO Stream baseia-se num chipset Burr-Brown que a iFi usa extensivamente, selecionado para a sua ‘musicalidade’ de som natural e arquitetura True Native. A experiência da iFi com este IC significa que sabe tirar dele o máximo proveito; mas embora intrínseca ao som resultante, a criação de um estágio DAC exemplar envolve muito mais do que a seleção de um chip DAC específico.
Um desses componentes críticos é o chip XMOS que o iFi utiliza para processar dados áudio recebidos nas entradas digitais. O NEO Stream incorpora um microcontrolador XMOS de 16 núcleos, programado pela equipa interna da iFi para otimizar a qualidade do som e garantir uma parceria perfeita com o BURR-Brown DAC.
Graças ao design True Native do chip do DAC, o PCM e o DSD seguem caminhos separados e permanecem “bit-perfect” na sua forma nativa direta, até à conversão analógica. No caso do DSD, não existe conversão para PCM ou aplicação de processamento multi-bit – isto é pouco comum e faz do NEO Stream uma excelente escolha para os puristas de DSD.
Bem conectado. E algo mais…
O NEO Stream oferece uma matriz de conectividade única num streamer de música de rede ao seu preço, tanto em amplitude como especificação, proporcionando uma versatilidade inigualável através de uma série de configurações do sistema.
- Entradas
Receção WiFi Dual-band (2.4GHz e 5GHz) with 802.11a/b/g/n/ac support
Ethernet Gigabit (LAN) – 1x RJ45; 1x M12; 1x LAN Ótica (ver mais informação abaixo)
2x USB-A (USB2.0 e USB3.0 SuperSpeed suportado)
Porta de atualização de sistema 1x USB-C (atualizações também disponíveis OTA – Over The Air) - Saídas
Analógica – 1x RCA estéreo; 1x balanceada 4.4mm
Digital Ultra-res (PCM 768kHz, DSD512) – 1x HDMI-I2S; 1x USB-A (USB3.0)
Digital S/PDIF Hi-res (PCM 192kHz) – 1x ótica; 1x coaxial; 1x AES/EBU
LAN Ótico – para uma vista mais clara da música
Para aqueles que se ligam ao seu router de rede via cabo em vez de depender de Wi-Fi, o NEO Stream inclui uma opção única ao lado das suas portas RJ45 e M12 – LAN ótico. Esta é uma tecnologia da iFi e funciona ligando um transceptor OptiBox ao router, e o NEO Stream ao OptiBox através de um cabo ótico – tanto o OptiBox como o cabo vêm incluídos no NEO Stream.
A ligação LAN ótica fornece a mais alta qualidade de ligação áudio digital possível entre o router e o streamer, permitindo velocidades de dados ultrarrápidas de até 10Gbps e transmissão bit-perfect de áudio ultra-resolução, com uma degradação mínima em distâncias de até 1km. O sinal LAN do router é regenerated, reclocked e rebalanced pela OptiBox; o verdadeiro isolamento galvânico é aplicado, com zero capacidade parasitária e zero indutância.
Vamos lá curar o ruído
Desde as entradas digitais até ao andar de saída analógico balanceado e verdadeiramente diferencial, o NEO Stream foi cuidadosamente concebido para remover ruído e distorção do sinal de áudio. As portas USB – tanto de entrada como de saída – beneficiam do cancelamento de ruído ativo ANC II da iFi; da mesma forma, as saídas S/PDIF incorporam a tecnologia iPurifier. O sinal digital é regulado pela versão mais recente dos circuitos de relógios GMT (Global Master Timing) da iFi para erradicar o jitter – uma forma insidiosa de distorção digital. Até o ecrã TFT retina de 2 polegadas possui design SilentLine, garantindo que não gera ruído elétrico para interferir com o sinal de áudio.
Os componentes de circuito cuidadosamente escolhidos incluem dispositivos discretos e montados à superfície, tais como condensadores cerâmicos multicamada TDK C0G e indutores Taiyo Yuden e Murata. Estes são mais dispendiosos do que os equivalentes geralmente usados, mas com qualidades líder de classe tais como baixo ESR (Equivalent Series Resistance), alta linearidade e baixo ruído pagam grandes dividendos em termos de qualidade sonora.
Os reguladores de tensão com alta PSRR (Power Supply Rejection Ratio), a corrente de baixa atividade e a baixa quebra de sinal são utilizados, juntamente com um controlador de alimentação de alta velocidade de 1.2MHz sincronizado que melhora a eficiência da filtragem e garante que o ruído da alimentação de energia é extremamente baixo. Isto junta-se ao adaptador AC/DC iPower X da iFi, que gera significativamente menos ruído do que outros dispositivos similares devido à tecnologia ANC II e está incluído no NEO Stream.
Toda esta atenção ao detalhe contribui para o desempenho puro e livre de distorções do NEO Stream. Para o ouvido, isto traduz-se como mais clareza e textura, e um desempenho mais dinâmico e envolvente – muito simplesmente, ouve-se mais da música, tal como o artista pretendia.
Serve-lhe, senhor
Várias configurações diferentes permitem aos utilizadores adaptar o desempenho do NEO Stream de acordo com o seu sistema e a forma como gostam de fazer streaming. Por exemplo, os utilizadores podem selecionar entre Modos Exclusivos – configurações individuais que otimizam o desempenho focando o funcionamento num modo de utilização. Existem configurações específicas para Roon, Tidal Masters, DLNA e NAA, bem como um modo geral para uso multiplataforma.
A personalização é fornecida por quatro filtros digitais selecionáveis pelo utilizador, cada um dos quais tem um efeito subtil, mas claramente percetível no som. Os utilizadores podem alternar entre Bit-Perfect, GTO (Gibbs Transient Optimised), Minimum Phase e Standard, de acordo com o gosto pessoal e qualquer que seja a definição que melhor se adequa à sua escolha de música.
Pequeno, mas poderoso
A forma compacta do NEO Stream (214x151x41mm) significa que pode ser acomodada em espaços mais apertados do que os streamers de rede do tamanho tradicional de ‘componentes hi-fi’. Pode ser posicionado horizontalmente, ou verticalmente, num suporte fornecido – o seu visor gira automaticamente de acordo com a orientação preferida do utilizador – enquanto um controlo rotativo multifuncional de ação suave garante que o NEO Stream é simples de usar, apesar da sua sofisticação e versatilidade.
O ecrã a cores TFT retina de 2 polegadas pode ser menor do que os ecrãs encontrados em outros streamers, mas a iFi acredita que as vantagens de um dispositivo mais compacto e mais fácil de caber numa mesa ou prateleira superam os benefícios de um ecrã maior. A maioria das pessoas vai passar muito mais tempo a olhar para o ecrã no seu dispositivo de controlo – um smartphone, tablet ou portátil, por exemplo – do que para o ecrã do streamer. Ainda assim, o visor do NEO Stream mostra uma variedade útil de textos e gráficos, incluindo arte de capa.
O NEO Stream já está disponível, com um PVP de €1.299. Os acessórios fornecidos na caixa incluem: OptiBox transceptor LAN ótico e cabo ótico; Cabo USB-A e USB-C; Cabo Ethernet RJ45; cabo RCA analógico; fonte de alimentação iPower 2; suporte de alumínio para orientação vertical.
23 de Setembro de 2022